COMSUS - Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde.

 

Publicado em: 13/04/2012 00:00

Whatsapp

 

Considerando a reestruturação física e funcional do CISMEPAR, bem como a reorganização de suas ações de regulação assistencial através do entendimento das necessidades pontuais de cada um dos municípios consorciados, comunicamos que neste último dia 11/04, com o lançamento do COMSUS - Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde, na qual a equipe executiva do consórcio esteve presente, os municípios consorciados recebem a notícia de um novo fôlego para a gestão em saúde de sua população.

Ressaltamos que o COMSUS é um programa de incentivos estaduais, para o qual o CISMEPAR foi convidado a aderir, que representará compromissos com as redes de atenção à saúde elencadas como prioritárias para a SESA PR, quais sejam: Rede Mãe Paranaense, Rede de Atenção ao Idoso, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção ao Deficiente, Rede de Saúde Mental. Para o início dos trabalhos, o CISMEPAR é convocado a incorporar as ações vinculadas à Rede Mãe Paranaense, no atendimento à gestante de alto risco e de risco intermediário, bem como a criança de risco até 1 ano de idade, no âmbito ambulatorial eletivo.O programa prevê uma injeção financeira da ordem de R$ 78 mil mensais.

Nesta mesma linha de investimentos, por ocasião da inauguração do Centro Cirúrgico Ambulatorial do CISMEPAR, o secretário Michelle Caputo Neto comunicou o direcionamento do montante de R$ 500 mil ao consórcio para fins de aquisição de equipamentos, no ano de 2012. Além disso, o governador do Estado anunciou que para o orçamento de 2013 o Projeto de Implantação do Complexo Diagnóstico, o CISMEPAR receberá a injeção de 4 milhões de reais.

Com esse investimento e as demais ações de captação de recursos que estamos todos juntos desenvolvendo, será possível a realização de exames de todo o rol necessário em média e alta complexidade, para a população dos mais de 871.000 munícipes, através do consórcio e sem custos adicionais para os municípios consorciados.

Sendo o que se apresenta para o momento, vimos manifestar nossos votos de estima e elevada consideração por todos os prefeitos, secretários de saúde e suas equipes de trabalho, que tanto têm nos apoiado para estas conquistas.

Cordialmente,

Maria Célia P R Greghi

Diretoria Executiva

 

João Ernesto Johnny Lehmann

Presidente do CISMEPAR