PREFEITOS DE PERNAMBUCO ELOGIAM GESTÃO DO CISMEPAR

 

Publicado em: 12/06/2014 00:00

Whatsapp

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) recebeu, na última semana de maio, a visita de uma comitiva pernambucana que veio ao Paraná conhecer a estrutura do consórcio e seu modelo de gestão. Estiveram na sede do Cismepar, em Londrina, quatro prefeitos, dois secretários de saúde e dirigentes de consórcios de saúde de Pernambuco.

O grupo foi recebido pelo presidente do Cismepar e prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, pelo diretor executivo do consórcio, Luis Lino de Almeida Junior, e equipe diretora. Também participaram dos trabalhos a presidente da Câmara Municipal de Rolândia, Sabine Denise Giesen, e representantes da 17ª Regional de Saúde.

“O Cismepar apresentou os excelentes resultados que tem obtido a partir de 2010 de forma progressiva, tanto em ampliação de sua produção quanto na qualidade do acesso e da atenção em saúde oferecida aos 21 municípios consorciados”, afirma Luis Lino. Segundo ele, foram apresentados ainda dados e metodologias utilizadas na gestão do consórcio.

O grupo também conheceu a nova estrutura física do Centro de Especialidades do Cismepar, que passa por melhorias constantes desde 2011, estando atualmente na 5ª etapa de seu processo de reestruturação. O pessoal visitou o Hospital Eulalino de Andrade, mais conhecido como Hospital da Zona Sul, cujo mantenedor é o Cismepar, através de convênio com o governo do Estado.

“É fundamental que se busque, o mais rápido possível, uma política de saúde que seja descentralizada, regionalizada, hierarquizada e referenciada, objetivando a otimização do sistema, de maneira que se assegure o melhor serviço à população”, afirma Laércio Queiroz, consultor em gestão de consórcios públicos, que acompanhou a comitiva pernambucana.

Segundo ele, a visita de prefeitos e gestores de saúde de Pernambuco ao Cismepar foi motivada pelo fato de que os consórcios do Paraná – os pernambucanos também visitaram Cisamusep, que atua no Noroeste do Estado – têm apresentado resultados com importantes melhorias no atendimento do povo paranaense, sem contar com amplitude territorial do atendimento consorcial.

“Pudemos constatar que o Cismepar é um dos melhores e mais importantes consórcios do Paraná e que tem avançado ao enfrentar o grande desafio que é cuidar da saúde do povo”, prossegue Queiroz.

“Verifica-se o papel do Governo do Estado do Paraná, que interage como importante parceiro quando enxerga o consórcio como coadjuvante na implementação da política estadual de saúde pública e tem uma participação política, técnica e financeira, juntando os esforços e potencializando o trabalho, e com isso buscando melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados”, ele diz. “Estamos convictos que é esse o caminho para que os consórcios públicos possam ter a credibilidade da maioria da população.”

A COMITIVA

De Pernambuco vieram José Evilásio de Araújo (prefeito de Taquaritinga do Norte e presidente do CONIAPE, Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteira), José Genivaldo dos Santos (prefeito de Cortês e presidente do COMSUL, Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana), Dhonikson do Nascimento Amorim (prefeito de Lagoa Grande e Presidente do COMRIO, Consórcio Intermunicipal do Submédio São Francisco), João Bezerra Cavalcanti Filho (refeito de Palmares e vice-presidente do COMSUL), José da Silva Neves Filho (prefeito de São Caetano), Gorette Aquino (secretária executiva da AMUPE, Associação Municipalista de Pernambuco), Laércio Queiroz (consultor em gestão de consórcios públicos), Maria Izalta Silva Lopes Gama (gestora em saúde do CONIAPE), Edjane Silva Monteiro (gestora em saúde do COMAGSUL, Consórcio Público de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco), Williams Bartolomeu (assessor do COMRIO), Robson Amorim (secretário de Governo de Lagoa Grande) e Ronaldo Veiga (secretário de Saúde de Taquaritinga do Norte).