INAUGURAÇÃO

 

Publicado em: 26/06/2013 00:00

Whatsapp

 

CISMEPAR INAUGURA NOVOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

 

Consórcio do Médio Paranapanema terá assistência à gestantes e crianças e centro de tratamento para pacientes com hepatite

  
 

  Na quarta-feira, dia 19 de junho, o Cismepar inaugurou no interior de sua sede mais duas salas que prestarão serviços de saude à população do médio Paranapanema. São o STA (Serviço de Tratamento Assistido em Hepatite) e o Centro Mãe Paranaense, direcionado ao atendimento de gestantes e crianças.

  Compareceram na solenidade o prefeito de Rolândia, Johnny Lehman, que é o atual presidente do Consórcio e o prefeito de Londrina Alexandre Kireef, atual vice-presidente, além da presença do deputado federal Carlos Roberto Massa Junior (Ratinho Jr.); o secretário de saúde do estado Michelle Caputo Neto, além de vários representantes da 17º Regional de saúde e dos demais municípios que compõem o quadro de abrangência do Cismepar, todos recepcionados pela diretora Maria Célia Greghi.

STA

   O Serviço de Tratamento Assistido é um serviço especializado em Hepatite C e tem como objetivo promover qualidade, segurança e um melhor acompanhamento ao paciente, além do já existente ambulatório de hepatite B.

  Pacientes portadores de hepatite viral C encaminhandos pelas unidades básicas através da 17a Regional de Saúde receberão medicamentos fornecidos pela Central de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da Assistência Farmacêutica, através do Programa de Medicamentos Excepcionais.

  “Antes não havia uma equipe própria com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e técnico administrativo para o atendimento, o paciente vinha, era atendido pelo médico, depois pela enfermagem e ia embora; os pacientes tomarão medicação injetável aqui no STA e pegarão os comprimidos toda semana” conta Mary Okano, Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, no Cismepar.

 A equipe profissional será composta por um médico infectologista, um enfermeiro, um farmacêutico, um tecnico de enfermagem e um auxiliar administrativo. O horário de funcionamento será de segunda a sexta das 07:00 hrs às 13:00 hrs, exceto nos feriados.

Centro Mãe Paranaense

   O centro prestará atendimento de atenção à gestante e à criança considerada de Alto Risco e de Risco Intermediário (classificação de doenças), contando com a atuação de médicos das áreas de Ginecobstetrícia e Pediatria e também profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

  O projeto Rede Mãe Paranaense foi iniciado em maio de 2012 e tem como objetivo promover ações que ajudem a reduzir a mortalidade de gestantes e de crianças. Completou 1 ano de existência em maio último e está previsto para este ano a consolidação de mais centros Mãe Paranaense nos 22 consórcios intermunicipais de saúde, já incluso o Cismepar.

   No ano passado o governo do estado investiu R$ 90 milhões na implantação da rede com capacitação de profissionais pelo programa HospSUS. Segundo informações da Agencia de notícias do Paraná, ainda estão previstos investimentos de R$126 milhões para a rede ainda este ano.

Matéria: Roberto Alves

 

 

Confira também reportagem de Tv da RPC:  http://goo.gl/GF0cA

 
 
Segue em anexo fotos da inauguração