I MUTIRÃO DA HANSENÍASE

 

Publicado em: 30/05/2014 00:00

Whatsapp

 

O CISMEPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema) participará, neste sábado, dia 31, do 1º Mutirão da Hanseníase, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Itapoã, localizado na Rua Benedito José Theodoro, nº 259.

A ação ocorrerá das 8 às 12h e tem por objetivo divulgar a doença, explicar os sintomas, sinais e também seu tratamento, além de esclarecer as dúvidas da população, estimular diagnósticos e tratamento precoce, fazer a coleta em suspeitos e encaminhá-los aos ambulatórios.

Participarão das atividades, representando o CISMEPAR, a diretora do departamento de Assistência a Saúde Mary Okano, a dermatologista Cristina Aranda, a fisioterapeuta Diana Mortean, a enfermeira Regina Longhi e a auxiliar de enfermagem Eliane Rodrigues.

Esse Mutirão encerra as ações do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, uma doença contagiosa, crônica e com alto poder incapacitante. Seu diagnóstico precoce é de extrema importância, pois uma vez que a pessoa começa a receber o tratamento, ela deixa de transmitir a doença.

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece todo o tratamento e todas as UBS de Londrina estão aptas a dar atendimento aos casos suspeitos. Alguns dos sintomas são manchas no corpo, perda de sensibilidade, pele seca e com ausência de suor, febre, edemas, dor nas juntas, mal estar e emagrecimento, entre outros.

Além do CISMEPAR, participam também a 17ª Regional de Saúde e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).