Trabalho de Ibiporã é destaque em revista nacional!!

 

Publicado em: 07/12/2012 00:00

Whatsapp

 

Revista do Conasems, de Brasília, destacou as ações de prevenção realizadas pela administração municipal e pela rede de atenção à pessoa com deficiência.

O trabalho de prevenção desenvolvido em Ibiporã pela rede de atenção à pessoa com deficiência foi destaque nacional na edição de setembro e outubro de 2012 da Revista do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), uma publicação técnica editada em Brasília.

 

   O trabalho de referência vem sendo realizado pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em parceria com entidades especializadas e tradicionais do município, como o Cadevi (Centro de Atendimento ao Deficiente Visual) e o Caesmi (Centro de Atendimento na Área de Surdez de Ibiporã).

 

   A reportagem destaca que “em Ibiporã a prevenção precoce de doenças começa desde o nascimento, com o teste da orelhinha e do pezinho”. Nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs), as avaliações continuam, ajudando a detectar precocemente doenças e deficiências (auditivas, visuais e outras que possam atrapalhar o aprendizado da criança).

 

   “As avaliações de problemas oculares já são regra e são realizados a partir de parceria do Cadevi com a Secretaria Municipal de Saúde. Todos os anos as crianças dos 14 CMEIs, de 3 a 5 anos, passam por uma triagem feita nos próprios centros por oftalmologistas da rede municipal de saúde. Os alunos do ensino fundamental (até o 5º ano) também são avaliados”, prossegue a matéria.

 

   Este ano (2012) passaram pela triagem 3.536 alunos das escolas municipais e 1.262 crianças da educação infantil. Destas, 117 receberam indicação de consulta. Do total de triados, 9% foram encaminhados para consulta, o que demonstra a importância da triagem precoce.

 

   Após as consultas, as crianças passam a contar com auxílio de óculos, quando necessário. “Com essa medida simples” – elogia a reportagem – “o município ajuda a antecipar o tratamento de doenças além de favorecer o desempenho escolar e a saúde integral das crianças”.

 

   A matéria conta em duas páginas a experiência de Ibiporã na área e descreve ainda o sucesso alcançado por dois ex-alunos de centros especializados: André Rezende Marques, do Cadevi, campeão brasileiro de xadrez na categoria; e Lucas Botti, ex-aluno e instrutor de Libras do Caesmi, que há dois meses foi eleito o primeiro vereador surdo do Paraná. Botti fez faculdade e se pós-graduou comunicando-se apenas por meio de leitura labial e linguagem de sinais. Candidatou-se a vereador e foi eleito em Ibiporã com 742 votos (o 6º colocado entre mais de 110 candidatos).

 

   A reportagem conclui com a seguinte frase: “O sucesso profissional de Lucas Botti, agora ampliado com a vitória nas urnas, é uma conquista a ser creditada às políticas de saúde e educação de um município que demonstra ter encontrado, com ações simples e efetivas, o caminho certo para prevenir, tratar e incluir as pessoas, com ou sem deficiência.”

 

   A secretária municipal de Saúde de Ibiporã, Leilaine Rodrigues, falou sobre o orgulho de ver o nome do município como um exemplo na área. “São ações preventivas que estamos fazendo para cuidar da população como um todo.