HISTÓRIA

 

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema - CISMEPAR

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema - CISMEPAR, destina-se a contribuir com a organização do sistema de saúde dentro da área de jurisdição dos municípios consorciados, segundo diretrizes do Sistema Único de Saúde, com a implantação e ou desenvolvimento de serviços assistenciais de média complexidade. Além de possuir serviços próprios, assumiu, também, através de Termo de Acordo, os serviços do Centro Regional de Especialidades – CRE, da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná/17ª Regional de Saúde.

O CISMEPAR foi criado em janeiro de 1995, a partir da necessidade de um órgão que viabilizasse o atendimento na área de especialidades com a possibilidade de maior resolutividade e rapidez administrativa. O órgão tem-se revelado um importante instrumento de ação dos municípios que uniram esforços, somando recursos para a solução de problemas que lhes são comuns, pois de forma isolada não conseguiriam obter o mesmo resultado.

O Consórcio a partir da Lei n 82/98, do Estado do Paraná em seu artigo 9º, para execução de suas finalidades e objetivos, deverá ser pautado pela observância dos princípios da Administração Pública, inscritos no artigo 37 da Constituição Federal e na legislação decorrente, sendo credenciado no SUS como prestador público.