HISTÓRIA

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema – CISMEPAR atua como ferramenta de gestão e articulação intermunicipal para 21 municípios, abrangendo a população de cerca de 1 milhão de habitantes.

O CISMEPAR destina-se a contribuir com a organização do sistema de saúde dentro da área de jurisdição dos municípios consorciados, segundo diretrizes do Sistema Único de Saúde, por meio de programas de interesse comum.

O consórcio foi criado em janeiro de 1995, a partir da necessidade de um órgão que viabilizasse o atendimento às necessidades de saúde do território regional, com maior resolutividade e rapidez administrativa. Desta forma, iniciou suas atividades a partir da execução de um programa de atenção ambulatorial especializada e ampliou seu escopo de programas desenvolvidos a partir das demandas apresentadas pelos municípios consorciados, tendo se revelado um importante instrumento de ação dos municípios que uniram esforços, somando recursos para a solução de problemas que lhes são comuns, obtendo, a partir da ação coletiva, excelentes resultados.

O Cismepar se organiza por meio de competências deliberativas, consultivas/opinativas, executivas, jurídicas, de controladoria, ouvidoria, do colegiado diretor e comissões permanentes, temporárias, especiais e de excelência técnica.

A missão do Cismepar é promover a melhoria da qualidade de vida à população dos municípios consorciados, gerenciando recursos e serviços na saúde pública.

O Cismepar tem como valores a ética e o respeito, o comprometimento e o trabalho em equipe, a valorização humana, a melhoria contínua e a equidade.

Considerando seu papel, o Cismepar participa assiduamente como observador e apoiador da gestão municipal junto às reuniões da CIR e CIB, bem como dos Grupos Condutores, Grupos de Trabalho e outros espaços de diálogo e articulação entre entes federativos no âmbito da saúde. 

No ano de 2020, o Cismepar, em parceria com a 17ª Regional de Saúde, CRESEMS e apoio do Comitê Executivo da Saúde, constituiu o Fórum Regional da Saúde, composto por prefeitos e secretários municipais de saúde.

O Cismepar, junto aos demais consórcios de saúde do Paraná congrega a Associação de Consórcios e Associações Municipais de Saúde do Paraná - ACISPAR e compõe a Rede Nacional de Consórcios Públicos - RNCP junto aos demais consórcios públicos do país.