Programa 0002.Atenção Ambulatorial Especializada em Saúde

O Programa 0002 - Atenção Ambulatorial Especializada em Saúde tem por objetivo promover a qualidade de vida das pessoas por meio de ações de atenção à saúde e do atendimento especializado interdisciplinar, tendo em vista os critérios de integralidade e equidade.

A justificativa para a execução do programa é a morbimortalidade elevada por agravos preveníveis pela assistência ambulatorial especializada em tempo hábil, devido à Insuficiência na organização local da oferta de serviços ambulatoriais especializados de forma individual nos municípios consorciados.

As atividades do programa são desenvolvidas pelas Unidades do Cuidado (UC), que trata de um coletivo de profissionais e seus saberes, estabelecidos no âmbito da Atenção Ambulatorial Especializada do Cismepar, que reúne estratégias, processos, protocolos clínicos e recursos materiais, para responder às necessidades das pessoas no âmbito do cuidado em saúde, com vistas à integralidade e resolutividade do cuidado, de forma integrada com a atenção básica.

As atividades desenvolvidas pelas UC são: monitoramento e estruturação da oferta de cuidados; atualização de protocolos de manejo clínico; integração de saberes com equipes de atenção básica; acompanhamento da lista de espera e identificação de necessidades do território; supervisão e apoio em equipe interdisciplinar; gestão matricial e qualificação do processo de trabalho; acompanhamento das agendas de serviços; controle do mapeamento de salas e estrutura de equipamentos; monitoramento e fiscalização de contratos e credenciamentos; gestão clínica dos casos, e; organização de estratégias do projeto integrador.

O programa conta com 85 empregados públicos e cargos, além de profissionais cedidos e credenciados por meio de chamamento público anual para contratação de pessoa jurídica.

Esses profissionais atuam, em sua maioria, na estrutura própria do consórcio, que conta com 6780m2, distribuídos em 52 consultórios de atendimento em saúde, 22 salas de exames, 1 centro cirúrgico ambulatorial com 3 salas, central de materiais e esterilização, rouparia, ginásio de fisioterapia, área de acolhimento, triagem e pós atendimento, sala de pré e pós atendimento de enfermagem, além de 300 lugares em sala de espera. Os serviços de apoio diagnóstico são credenciados por meio de chamamento público e totalizam 52 empresas para oferta de exames de análises clínicas, ultrassonografia, radiologia simples e contrastada, exames endoscópicos, entre outros.

No exercício de 2019, a produção de serviços alcançou deforma inédita o quantitativo total de 835.941 atendimentos. Contudo, considerando o período pandêmico, em 2020 o ambulatório produziu 406.114 atendimentos e houve uma recuperação para o exercício de 2021 de cerca de 24% em relação ao exercício anterior.

Demonstrativo de evolução da produção anual de serviços no período de 2010 a 2021

                             Fonte: DPARS/Cismepar.

 

A receita orçamentária deste programa provém de transferências de recursos federais por meio de contratualização junto ao município de Londrina, que pode ser acesso pelo endereço eletrônico https://bit.ly/3nkC2B4.

A Unidade de Pré e Pós Atendimento de Enfermagem conta com equipe técnica de enfermagem para a coleta de sinais vitais e orientações de enfermagem, pré e pós consulta médica especializada, estando vinculadas às Unidades do Cuidado. A unidade acolhe cerca de 700 usuários semanalmente.

A Unidade de Acolhimento e Pós Atendimento tem como objetivo acolher o usuário do SUS no acesso à estrutura física do Cismepar, identificando suas necessidades, orientando para o atendimento adequado e promovendo meios para ampliar a integralidade do cuidado, através da integração junto à Unidade de Regulação do Acesso do Cismepar.

As atividades realizadas por esta unidade incluem o acolhimento humanizado ao usuário e sua correta identificação para o atendimento, a orientação do fluxo de atendimento de enfermagem, médico e de equipe interprofissional, o agendamento de exames e retornos decorrentes do atendimento, orientação para realização de exames diagnósticos e encaminhamentos para agendas cirúrgicas.

Todos os agendamentos de exames são realizados imediatamente após o atendimento médico especializado, tendo em vista a programação física-orçamentária do Cismepar junto ao Programa de Atenção Ambulatorial Especializada, sem ônus para os municípios consorciados.

As atividades são desenvolvidas por meio de 6 Unidades do Cuidado em Saúde, que podem ser acessados no endereço eletrônico: Unidades do Cuidado em Saúde